Blog

09 maneiras de utilizar biombo na decoração

Biombos são produtos versáteis e podem ser aplicados de diversas maneiras. Veja algumas ideias que selecionamos para você se inspirar

Na foto Biombo modelo Bubbles. Créditos: Roberta Nicolau.

Criado originalmente para separar ambientes e trazer privacidade a pontos específicos da casa, o biombo segue como um recurso rico em possibilidades quando o assunto é decorar e tornar os projetos mais funcionais.

A Mentha Painéis é especialista na produção destes produtos e desenvolve linhas pensadas para agregar charme e design aos ambientes, a partir de tecnologias que conferem praticidade para o dia a dia e para a execução da obra, além de acompanhar as principais tendências do mercado.

Confira nove maneiras de utilizar o biombo nos projetos de decoração e dar aquele toque surpreendente aos ambientes.

1- Usado em quarto de crianças revestindo o teto e parede

No quarto projetado pelo escritório Arquitetura Assim, o desenho delicado do modelo Cobogó compôs a decoração bem feminina e suave deste quarto de menina. O espaço atende a diversas tarefas ao mesmo tempo: brincar, aprender e dormir. Por isso, a profissional apostou no revestimento indo da cabeceira da cama até o teto, afim de deixar bem clara a divisão de cada área.

2- Aplicado como divisória e porta de correr separando a sala e a varanda

A arquiteta Karine Knob mesclou duas soluções da Mentha Painéis, o biombo Cobogó em um lindo tom de azul marinho, com a opção de porta de correr. Desta maneira, os moradores podem controlar quando desejam deixar o espaço entre sala de estar e varanda, mais integrado ou privativo. Devido a escolha do modelo e do tom mais escuro da divisória, dá até para esconder uma baguncinha quando não estiver utilizando a varanda.

3- Usado como Revestimento de parede

No projeto de Vidal e Santana Arquitetura, o biombo Stone foi utilizado em tom de branco, como um revestimento de parede. Os profissionais buscaram explorar o pé direito alto do living trazendo uma textura para um ponto de destaque.

4- Aplicado como divisórias de ambientes em projeto comercial

Essa também é a ideia deste projeto do escritório Vidal e Santana Arquitetura, onde os profissionais empregaram o modelo Stone entre as mesas de um refeitório. Essa medida otimiza o espaço, pois as mesas puderam ser colocadas bem próximas entre si, mas garante um pouco de privacidade para quem está sentado almoçando e conversando. Para quem está procurando lugar para se acomodar, o elemento vazado confere ainda um visão geral do espaço.

5- Usado como divisória articulada

No showroom da Ekológica, mais uma vez os biombos da Mentha mostram sua versatilidade. Desta vez, o modelo Dock foi utilizado na forma tradicional, remetendo a sua origem, para criar uma ambientação para a área de bar. Puro charme!

6- Divisória em ambientes corporativos

Nos ambientes corporativos também é uma ótima ideia para separar ambientes ou até mesmo criar um fluxo de deslocamento dentro de uma loja, por exemplo. No showroom da Ilumini, o biombo Dock segmenta as áreas dos produtos, cria pequenas ambientações deixando a vista livre para atrair o cliente, que consegue ter um visão geral do espaço ao entrar.

7- Aplicado como elemento decorativo de destaque no projeto

Na área gourmet do escritório de George Fleming e Felipe Fonseca, além de dividir o ambiente o modelo Dock também serviu como um elemento decorativo de destaque mesclado a uma parede de concreto e moldura de madeira, que deram um aspecto bem industrial ao local da churrasqueira.

8) Instalado como divisória, separando o quarto da sala de banho

As arquitetas Adriana Saad e Juliana Farah apostaram no modelo Tricô, como um detalhe no projeto da suíte. Como a planta é toda aberta, o biombo separa a bancada da pia da área da cama e criados mudos, mantendo a sensação de integração, mas delimitando o espaço de cada coisa.

9) Aplicado como divisória e fundo da estante vazada

No ambiente pensado pela arquiteta Mari Niiya além de aplicar o biombo Origem como divisória de ambiente, a profissional elegeu uma cor de destaque, que se confunde com o tom da madeira, para tornar o fundo da estante muito mais interessante.