Blog

Aprenda a utilizar formas geométricas na decoração

Para quem pensa que geometria só ficou na matemática, se engana. O estilo ganhou destaque em vários âmbitos do design, tendência que não é exatamente uma novidade, já que teve origem nos movimentos artísticos do cubismo e concretismo.

As formas geométricas representam a arte, podem inspirar estampas e o design dos mais variados objetos, além de dar amplitude e personalidade aos ambientes.

A decoração geométrica também pode ser capaz de ajudar a criar cenários visualmente ricos em detalhes que instigam, mexem com os sentidos e que provocam sensações diversas. Quem não tem medo de ousar e pretende renovar a casa com uma pegada mais moderna e atrativa, pode apostar em uma decoração voltada para este estilo!

Quais são as vantagens das formas geométricas na decoração?

Charme e personalidade

A utilização de formatos geométricos na decoração de interiores é sinônimo de originalidade e elegância. Resgatada no século 20 pela escola de arte alemã Bauhaus, os formatos geométricos se consolidaram como um dos padrões mais apreciados e utilizados na decoração, pois são capazes de criar espaços diferentes na medida certa.

Versatilidade

A versatilidade das formas geométricas é algo de cair o queixo, elas permitem uma série de combinações e em diversos ambientes, como sala, quartos, cozinha, banheiro, lavabo e até em ambientes externos. Além de uma variedade de estilos, que vão do clássico ao moderno.

Como usar formas geométricas na decoração?

Há diversas maneiras de utilizar as formas geométricas no décor, afinal, elas são atemporais e ecléticas, combinam com diversos tipos de decoração e podem estar presentes em revestimentos, peças decorativas, móveis etc.

Objetos geométricos

A primeira dica é para aqueles que são mais sutis e querem utilizar elementos com formas geométricas para compor o ambiente, porém, sem que eles sejam o foco principal. Aqui vale: tapetes, quadros, almofadas, nichos de parede, prateleiras, móveis e luminárias.

É necessário ter cuidado para não criar um local visualmente cansativo, então, é preciso harmonia e parcimônia na hora de compor o décor.

Um ponto de atenção que vale ser mencionado é que ao mesmo tempo que móveis geométricos podem deixar o visual moderno, também podem fazer com que o ambiente perca um pouco da sensação de conforto. Caso você opte por móveis geométricos, evite utilizá-los em cômodos que são usados para relaxar e descansar, como quartos e sala de estar, por exemplo, a não ser que o estilo da sua casa seja moderno.

O ideal é fugir de exageros, assim você pode ter pontos de destaque que convergem o olhar para, talvez, uma peça de décor geométrica e ainda criar um ar supercontemporâneo.

Estampas e cores

Se você for investir em estampas, é possível misturar diversos formatos, como triângulos, círculos, hexágonos, listras etc, pois eles conversam entre si e podem resultar em uma excelente combinação.

O único ponto de atenção aqui é evitar misturar estampas geométricas com estampas orgânicas que, por serem muito distintas uma da outra, podem ser bem complicadas de combinar e de encontrar um resultado final harmônico.

Pisos ou paredes

Aplicar as formas geométricas em pisos ou paredes também é uma excelente opção. Você pode trabalhar as formas nos revestimentos, papéis de parede, pinturas ou nos pisos.

Nesse caso, as paredes ou os pisos são os grandes protagonistas do ambiente. É importante trabalhar uma combinação com o restante dos elementos mais neutros e sóbrios para não criar um local visualmente sobrecarregado, por isso, procure dosar e equilibrar a composição como um todo.

Painéis e biombos

Os painéis decorativos e os biombos podem ser uma excelente opção para quem quer adicionar o estilo geométrico sem pesar no ambiente. Porém, diferente do caso dos pisos e das paredes, um painel ou um biombo não pesam tanto na decoração, o que os torna muito mais fáceis de combinar com outros elementos, além de serem muito mais simples e rápidos de instalar, entregando um ambiente personalizado e totalmente novo.

Alguns dos painéis Mentha, como o modelo Trix e modelo Ray ou os modelos de biombos como o Origem, Square, Dock, Lace, Spit, Bubbles, Podol, Ion e Imperial, podem ser eleitos para compor o visual da decoração geométrica. E o melhor é que eles oferecem uma variada opção de cores para combinar com o seu projeto.

Aqui você pode abusar das boas ideias e inovar como: uma cabeceira de biombo, um painel geométrico na parede da TV, uma divisória na sala para criar um ambiente mais intimista.

Com diversas opções, é só deixar a criatividade fluir. E se uma dessas ideias for totalmente original, a Mentha ainda pode desenvolver para você.

E dentre tantas opções, na Mentha você encontra o item necessário para dar aquele toque especial no seu ambiente!

Venha, conheça nossas peças e Menthalize!