• Mentha

Brise articulado: das áreas externas para a decoração!

O brise articulado é comumente utilizado em áreas externas, porém, suas vantagens são tão variadas que a peça encontrou um espaço na decoração interna!



A palavra “brise” vem do francês e significa quebra, no caso dos brises-soleil, quebra-luz. Os brises são elementos muito usados na arquitetura moderna, principalmente em lugares onde faz muito sol, como o nome mesmo diz, sua principal função é minimizar os impactos do sol nos ambientes internos e ainda manter a ventilação.


Os brises se tornaram muito populares por conta de seu charme e estilo e das suas muitas vantagens de uso, uma vez que, ao bloquear mais a luz solar sem que ela seja totalmente eliminada, faz com que o gastos com energia elétrica sejam reduzidos e que a temperatura de um ambiente se mantenha mais baixa.


A sua fama ficou tão grande que os ambientes internos começaram também a se apropriar dos brises, inserindo-os na decoração.


Neste artigo, você irá conferir algumas ideias e inspirações para o uso do brise articulado nos ambientes internos!


Uso do brise articulado na decoração: ideias e inspirações

Se engana muito quem pensa que os brises só podem ser utilizados nos exteriores, assim como biombos e painéis, eles também são uma peça decorativa muito versátil que combina com diversos estilos e decorações diferentes!


Como quebra-luz

A maneira mais óbvia de se utilizar um brise é pela sua função principal, porém, ao contrário do brise que fica na área externa, o interno fica na frente de uma janela de forma que ele controla a luz que entra no ambiente, permitindo uma boa ventilação do ambiente e criando uma cena de iluminação bem aconchegante.


Para dividir ambientes

Assim como os biombos vazados, tem também a capacidade de dividir ambientes de forma prática, rápida e estilosa. Muitas pessoas acabam escolhendo o brise articulado por ter a possibilidade de controlar o quanto de privacidade você quer entre os espaços.


Outra forma de usar o brise é para esconder ou disfarçar aquela “baguncinha”, como fios e caixas elétricas, por exemplo.


Como ponto de destaque

Neste caso, os brises se tornam o elemento decorativo destacado, por exemplo, se a sua decoração é mais neutra você pode trazer um ponto com uma cor mais vibrante ou vice-versa, o que acaba sendo muito vantajoso, pois não há a necessidade de mudar a cor das paredes para conseguir um ar mais moderno ao ambiente.

E se você não é muito fã de cores, pode manter tudo na cor neutra e ainda ter um ponto de destaque dependendo do material escolhido e da estampa.


Os materiais dos brises

Os brises ainda podem ser produzidos com diferentes materiais e cada um apresenta as suas vantagens e desvantagens. Confira materiais que podem ser utilizados para confeccionar os brises!


Alumínio

O alumínio é um dos materiais mais utilizados para fazer brises, sejam eles externos ou internos. O material ganhou sua fama por ser muito leve e fácil de instalar, porém, o seu custo costuma ser mais elevado quando comparado a outros materiais.


Madeira

Também bem popular quando se fala em confecção de brises, sendo que há a possibilidade de utilizar diversos tipos de madeira diferentes, inclusive a de demolição, que torna o produto mais sustentável.


A grande vantagem do uso de brises de madeira é a sofisticação, beleza e o conforto térmico que a peça proporciona, porém, é importante lembrar que a manutenção da peça desse material deve ser constante.


MDF

Muita gente acredita que o MDF e a madeira são a mesma coisa, mas não é bem o caso… O MDF é um material composto de madeira reflorestada (pinus ou eucalipto) de média densidade misturadas à resina, que deixa o material mais homogêneo e também garante a sua resistência.


Por conta de toda a sua leveza, o MDF se tornou uma das matérias-primas mais queridas para os brises. Atualmente, existem muitas peças que são feitas do material e revestidas com resina PET, que faz com que o objeto seja leve, porém, ainda mais resistente e durável. E o melhor, a cartela de cores para esse tipo de material é vasta, para você personalizar na cor exata que precisa para deixar seu projeto mais interessante.


Faça seu orçamento com a Mentha!

Brises internos podem ser difíceis de ser encontrados, ainda mais os que combinam design, durabilidade e baixa manutenção, porém, você pode contar com a Mentha para encontrar os melhores modelos.


A Mentha possui 15 modelos que permitem infinitas combinações e execuções diferentes, todos eles fabricados em MDF de 25mm e revestidos com resina PET. Confira cada um deles, escolha o seu e faça o seu orçamento!


Além de brises, também há modelos de biombos e painéis decorativos que prometem deixar os ambientes divididos com classe, além de decorados com muita criatividade e sofisticação. Conheça agora mesmo e comprove a versatilidade das nossas produções!



49 visualizações