Blog

Decoração com Brises: Ideias para se inspirar

O uso de Brises na decoração de ambientes se tornou tendência, já que garante um novo design, gerando elegância, refrigeração e inovação.

Há pouco tempo, Brises eram vistos apenas como uma peça arquitetônica usada em fachadas de construções para controlar o sol. Mas atualmente, a variação no seu uso tomou grande proporção.

Não mais apenas um “quebra sol”, como o nome diz, originado de “brise-soleil” em francês, Brises se tornaram também uma excelente opção para decorar ambientes internos.

Contudo, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com essa tendência e não sabem fazer a aplicação da mesma. Por isso, preparamos este post, para te auxiliar na hora de usar os Brises em diversos posicionamentos. Confira!

Decoração com brises em escritórios

Existem inúmeras opções para usar os Brises na decoração. Sendo assim, é preciso criatividade para executar a composição usando esse elemento. Veja algumas opções que separamos para te “dar uma luz”.

Brises na decoração de fachadas de vidro

Brises podem ser usados em sua função original nas fachadas compostas por vidros. Seja para casas, empresas ou sacadas de apartamentos.

A vantagem nessa utilização é garantir a quebra da luz solar e também dar maior resistência aos vidros. Além disso, os resultados na decoração ficam incríveis.

Os Brises auxiliam também a manter a privacidade. Alguns prédios possuem muitos vidros, nesse caso, esse elemento quebra um pouco a visibilidade de fora para dentro do ambiente.

Há quem decida usar cores que contrastam com as usadas na pintura da fachada para dar destaque, já outros investem no tom sobre tom, para um resultado mais discreto e natural.

É interessante apostar em cores escuras, já que prédios têm contato direto com a poeira da rua. Assim a sujeira predial, que naturalmente se acumula, fica menos visível até que a próxima limpeza externa seja feita.

Uma dica extra é: caso não seja necessário manter os Brises o tempo todo na sacada ou nas fachadas, é possível usar um modelo móvel, personalizado para o ambiente. Assim, ele é colocado apenas quando houver necessidade.

Brises no teto para decoração

Outra possibilidade interessante e de um charme incomparável, é usar Brises no teto de um ambiente. Além de serem excelentes para a decoração e personalização do local, também podem ser usados no lugar do forro, escondendo a fiação elétrica que é passada pelo local.

Dessa forma, a funcionalidade desse elemento aumenta e traz ainda mais significado para o local instalado. Os Brises permitem adequação para cada projeto, seja para empresas, residências, escritórios, consultórios e outros. Basta criatividade para a aplicação da ideia a cada projeto.

Na decoração de teto com os Brises, a cor mais utilizada é a branca, contudo, ousar com cores diferentes e escuras é uma ideia genial e atrai os olhares de quem passar pelo local!

Decoração com Brises em ambientes integrados

Os ambientes integrados estão entre as maiores tendências residenciais, ou seja, a ausência de paredes para separarem locais como sala e cozinha, ou hall e sala de jantar, entre outras opções.

Com essa tendência sendo cada vez mais adotada, é ideal usar materiais que permitam a delimitação de cada espaço, sem perder a integração entre eles. Os Brises se encaixam perfeitamente nessa funcionalidade.

Afinal, eles delimitam os espaços, separando, por exemplo, a cozinha e a sala, mantendo a ventilação e a iluminação entre ambos, e ainda garante um charme e muita beleza. Assim, o ambiente é limitado com elegância e bom gosto.

Brises em fachadas de alvenaria

Assim como citamos a possibilidade de usar o Brise em fachadas em vidro, as feitas em alvenaria também podem receber o elemento. Ele é excelente para decorar e dar mais visibilidade a entrada do local, seja empresa, escritório, consultório, loja ou outros.

O Brise garante um diferencial para o local em relação aos outros empreendimentos a sua volta. Além de mostrar que você está por dentro das tendências em decoração!

É válido dizer que a cor depende da pintura das fachadas, porém as cores mais populares escolhidas nessa opção são:

  • Preto
  • Marrom
  • Tabaco
  • Bege
  • Cinza
  • Grafite

Brises para decorar o jardim

Uma ideia muito válida e bastante elegante é usar os Brises para decorar jardins externos, jardins de inverno, varandas e outros que possuam plantas. Além de ser uma excelente decoração, permitem que as plantas recebam luz e ar natural, facilitando o crescimento e saúde das mesmas e possibilitando visibilidade.

Além disso, esse modelo de divisória permite sustentação para jardins verticais, aumentando a elegância e criatividade no design do local.

Sacadas de apartamentos

Podemos destacar também o uso dos Brises em sacadas de apartamentos. Claro que, antes de iniciar o projeto, é preciso conferir com o prédio se os ajustes são permitidos. Caso sejam, os Brises podem compor um jardim vertical, ou servirem de decoração para aproximar aquele local da natureza, garantindo um espaço agradável e de descanso.

A possibilidade de cores aqui é diversa. É possível ousar e abusar dependendo do gosto do cliente e das cores do local.

Lembre-se que é importante ousar, mas também manter o ambiente harmonioso. Por isso, nada de exageros, o segredo é garantir tranquilidade e paz.

Conclusão

Viu quantas possibilidades os Brises permitem para decoração de interiores e exteriores? Agora é hora de colocar em prática e surpreender nas composições.

Lembre-se de garantir harmonia, charme, beleza e sobretudo usabilidade. E claro que para isso precisará contar com material de qualidade e uma empresa séria para fornecer tudo que precisa com qualidade e personalidade.

Então, conheça agora mesmo a Mentha e se encante com as inúmeras opções oferecidas, com possibilidade de personalização para a sua obra. Empresa com qualidade e história no mercado de decorações.