Blog

Decoração e sustentabilidade: os dois combinam?

Não é de hoje que a pauta de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço em todos os âmbitos da sociedade e no design de interiores não é diferente. É preciso pensar em como as nossas atitudes podem prejudicar o ambiente em que vivemos.

Devemos nos preocupar mais com o planeta e buscar soluções para que o impacto das nossas ações ao ambiente seja minimizado ou até mesmo eliminado.

O conceito da decoração sustentável tem como base a teoria dos 3 R’s: Reduzir, reutilizar e reciclar, porém, vai muito além da reciclagem com garrafas e latinhas. Faz parte de um estilo de vida que busca trazer mais qualidade para todos, tanto para as pessoas como para o meio ambiente, por meio de ações que protegem o planeta e também as futuras gerações.

Decoração e sustentabilidade: dicas e inspirações

Não é preciso muito para investir em uma decoração mais sustentável, com algumas mudanças já é possível criar um ambiente visando menor impacto no ambiente e maior qualidade de vida.

Aposte nas plantas!

As plantas são excelentes, pois ajudam a filtrar o ar e têm grande capacidade de absorção de componentes poluentes. Além disso, elas aumentam a sensação de bem-estar do ambiente e melhoram a nossa saúde, diminuindo o nível de estresse por nos aproximar um pouco mais da natureza. Aqui valem as plantas em vasos ou até hortas, e se você tem pouco espaço, pode apostar nos jardins verticais.

Reutilize objetos

A reutilização é uma das premissas da decoração sustentável. Aqui vale reformar móveis antigos ou aproveitar de outra forma objetos que iriam para o lixo, como pallets, caixotes de feira, pneus, canos de PVC, blocos de concreto etc.

E para quem pensa que mudar algum móvel ou objeto é difícil, atualmente existem diversos tutoriais DIY (faça você mesmo) e dicas na internet para facilitar as nossas vidas na hora de dar a nossa cara para um objeto ou móvel, dessa forma, você não apenas economiza dinheiro e ajuda o meio ambiente, mas também fica com um objeto único e customizado de acordo com o seu gosto.

Outra dica aqui é procurar móveis em antiquários ou sites e lojas de revenda, que além de causar menos impacto ambiental, geralmente dão um toque único ao espaço, já que são peças raras e exclusivas.

Iluminação natural

É impossível falar sobre decoração sustentável sem falar sobre a importância da iluminação natural, que não apenas deixa o ambiente mais confortável, mas também faz com que as contas de luz tenham o seu preço significativamente reduzido.

E se a luz em excesso se tornar um problema em alguns momentos do dia, você pode controlá-la com cortinas, persianas translúcidas, brises ou até mesmo biombos, trazendo ao ambiente mais charme e estilo.

Uso consciente da energia

Além do uso da luz natural, é necessário pensar no consumo de eletricidade, para isso, aposte em lâmpadas que consumam menos energia, você economiza na conta de luz e ajuda o meio ambiente (tanto durante o uso, como depois na hora de descartá-lo). Se estiver na dúvida, procure o selo Procel na hora da compra, pois este é o selo que dá a garantia de que o equipamento que você está adquirindo consome menos energia.

Escolha móveis, produtos sustentáveis e empresas que se preocupam com o meio ambiente

Essa é uma dica muito importante, afinal, para ser sustentável na decoração do seu espaço, é necessário avaliar se os itens decorativos e os móveis que compõem este ambiente fazem parte deste processo. Por isso, não deixe de estudar a origem, a responsabilidade ambiental do fornecedor e até mesmo a embalagem na qual este produto vai até você.

Para objetos e móveis, evite aqueles que são feitos de plásticos não recicláveis ou não- biodegradáveis, e escolha móveis de acordo com a sua durabilidade, assim, quanto mais duráveis, menos você terá a necessidade de trocá-los.

Para móveis e objetos de madeira, certifique-se do uso: utilize apenas as certificadas, de demolição ou de reflorestamento.

A Mentha é muito conhecida por seus painéis decorativos ecologicamente corretos e duráveis, como os painéis de madeira de demolição e os de resina PET, com composição de até 80% de material reciclado. Além dos materiais e processos sustentáveis, na Mentha, as peças são feitas sob demanda e personalizadas, assim não têm acúmulo de estoque e desperdício de material na natureza.

Agora é hora de colocar em prática, se certificar das escolhas de seus móveis e objetos decorativos e surpreender nas composições. Então, conheça agora mesmo a Mentha, que pratica processos responsáveis e sustentáveis e se surpreenda com as inúmeras opções de painéis oferecidos com possibilidade de personalização para a sua obra.