• Mentha

Divisórias criativas: dicas imperdíveis

Alguns itens decorativos fazem toda a diferença no ambiente. E é isso que as divisórias criativas tem a oferecer a você que quer dar aquela repaginada sem esforço no seu espaço.



Usar divisórias criativas utilizando objetos de decoração tornou- se uma grande tendência no mundo da decoração.

Os painéis são os itens mais utilizados como divisórias, podendo ser cheios ou com elementos vazados personalizados.

Os biombos também são uma técnica muito utilizada para a divisão de ambientes. Fica lindo, moderno e bem personalizado.

Você pode utilizar o biombo nos variados tipos de ambientes. Os tipos “sanfona” dão uma sensação de movimento ao local, enquanto os retos permitem uma harmonia unida à sofisticação.

Os cobogós também são boas opções para serem trabalhados como divisórias criativas e podem ser instalados em áreas internas e externas.

Quer saber mais dicas sobre essas incríveis divisórias? Então vem agora com a gente conhecer um pouco mais deste mundo da decoração.

São várias opções e tudo é permitido desde que haja harmonia no ambiente. Conheça a seguir dicas imperdíveis sobre como utilizar divisórias criativas nos ambientes. Confira!


Tipos de divisórias de ambientes

Você já parou para analisar a quantidade de modelos e materiais que podem ser utilizados como divisórias criativas?

Cada uma delas pode ser aplicada em qualquer tipo de ambiente, tudo depende do contexto. Calma, você irá entender melhor adiante.


Cobogó

Criados entre os anos de 1929 e 1930 por 3 engenheiros de Recife, os cobogós voltaram recentemente a invadir os projetos de decoração de interiores com força total.

Desde os projetos mais simplistas, até os mais sofisticados, o cobogó tem sido utilizado como um dos tipos de divisórias criativas de ambientes.

Estas peças são elementos vazados, geralmente realizados de cimento, sendo capazes de permitir de forma bem divertida a circulação do ar e manter a iluminação natural do ambiente.

Também podem ser produzidos de outros materiais, como cerâmica, vidro, argila e madeira, por exemplo.

São várias formas, estampas, tamanhos e cores. Sempre deixando cada projeto único.


Madeira

A madeira está em primeiro lugar na lista dos preferidos dos profissionais de arquitetura e design de interiores para realizar divisórias criativas.

A madeira é um item bem prático de se trabalhar. Se adapta a vários locais, tamanhos, formatos, tipos de pintura, estampas, etc.

Pode ser produzida para atender com grande charme e modernidade, como também pode ser instalada de forma rústica e garantir um visual bem despojado.

Se a sua escolha são essas divisórias, saiba que é possível encontrar peças vazadas, inteiriças, portas de correr, painéis com portas ocultas e várias outras ideias que valorizam cada vez mais os projetos de decoração de interiores.


Drywall

Para aqueles que buscam por uma divisória de ambiente mais simplista e fechada, a dica é o drywall.

Com uma rápida instalação e sem quebradeira e nem muita sujeira, o drywall é feito com gesso e estruturas de aço galvanizado, dando aparência e efeito semelhante a uma parede convencional.

Uma de suas vantagens, assim como os outros painéis, é que se você resolver removê-lo no futuro, ele pode ser retirado sem dificuldades alguma e sem abalar a estrutura do imóvel.


Pedras

Uma outra opção muito utilizada também para realizar modelos de divisórias criativas é o uso de pedras. Comumente são utilizadas peças de granito ou mármore.

Elas são capazes de dar um ar de luxuosidade ao ambiente, como os casarões antigos de famílias de alta classe que utilizavam bastante esse tipo de material.

Porém, como desvantagem, além de seu custo mais elevado e mão de obra especializada, elas são bem mais limitadas a questões de tamanhos, formatos e desenhos.

Também não são eficientes para manter o ambiente com iluminação natural. A não ser quando são instaladas com espaçamentos entre uma peça e outra, permitindo que a iluminação entre através de suas frestas.


Metal ou ferro

Se você está em busca de um aspecto mais industrial e moderno, apostar em divisórias criativas com o uso de metal ou ferro é uma excelente opção.

Podendo utilizar chapas inteiras ou até mesmo vazadas, as formas de combinação são diversas e cada uma delas únicas.

Basta escolher qual a opção se encaixa perfeitamente ao seu projeto e as necessidades de iluminação e ventilação ao local.

Uma outra maneira que você também pode utilizar o metal ou ferro em suas divisórias, é fixá-los a estrutura do local. Os modelos que se assemelham a estantes também ficam um charme.


Vidro

O vidro é uma opção que é bem versátil, se adapta a qualquer tipo de projeto. Seja ele mais despojado, rústico ou até mesmo os industriais que estão bastante na moda.

Um dos modelos mais procurados são os blocos de vidro, que se assemelham muito aos cobogós. Eles permitem uma excelente luminosidade natural, mas a passagem de ar fica a desejar.

Uma de suas vantagens, é a questão da privacidade.

Tanto os blocos quanto os vidros inteiriços podem dar esta sensação por se tratar de peças que podem receber diferentes acabamentos e tonalidades.

Os vidros inteiriços, por exemplo, podem receber películas para permitir este efeito de privacidade.

Assim como as pedras, você também pode realizar a instalação de lâminas de vidros e revestir com películas decorativas para dar aquela diferenciada.


Dicas imperdíveis para você colocar uma divisória de ambiente

Decorar a sua casa ou até mesmo o seu cantinho de trabalho parece uma missão bem complicada, não é mesmo? Mas saiba que o uso das divisórias criativas não é tão difícil como parece.

E para te ajudar, separamos aqui alguns macetes que te auxiliarão nesta jornada de escolha.

O primeiro passo é conhecer os seus gostos e entender qual o estilo de decoração de sua casa, para poder escolher o estilo de divisória mais apropriado ao seu ambiente.

Pronto para deixar a sua casa ou ambiente de trabalho com cara de revista?

Veja a seguir 5 dicas imperdíveis para você aprender a combinar o seu ambiente, seja ele qual for. Confira só!


Integre os ambientes

Mesmo com a utilização de divisórias criativas, você pode apostar em elementos vazados ou até mesmo translúcidos para realizar a integração de ambientes.



Ripado? Por que não?

Um dos modelos de divisórias de ambientes que mais estão em alta são os ripados de madeira.

Você pode optar por lâminas retas ou anguladas. Aposte também na iluminação entre as ripas, o que certamente será um diferencial.



Que tal combinar materiais?

O vidro, por exemplo, é um elemento que pode ser combinado a outros materiais para realizar as suas divisórias criativas.

Fica harmonioso combinado com madeira, metal, aço e até mesmo pedras.

Ele pode ser a chave para dar aquele ar de leveza ao ambiente e quebrar um pouco o efeito de outras peças.




Use e abuse de biombos

Os biombos são peças muito sofisticadas e bem vistas no mundo da decoração.

Várias cores, tamanhos e formatos foram disponibilizados no mercado.

Que tal fazer aquele cantinho mais privativo dentro do seu quarto com biombo? Ou até mesmo separar a sala de estar da sala de jantar com esta peça?



Jardim vertical unificado a divisórias

Uma ótima ideia para realizar divisórias criativas é unir estes itens a um belo jardim vertical.

Divisórias de madeira ripada podem ter seus espaços vazados com vegetações, assim como os painéis feitos com metal ou aço.

Uma opção bem moderna e que ainda te aproxima da natureza deixando o ambiente muito aconchegante.



E dentre tantas opções, na Mentha você encontra o item necessário para dar aquele toque especial no seu ambiente!

89 visualizações