• Mentha

Estilo amadeirado: Aquele que nunca sai de moda



O estilo amadeirado te encanta, mas ainda está confuso sobre investir ou não investir?

Fique tranquilo, você é uma entre milhares de pessoas que se deparam com a mesma questão quando vão decorar ou até reformar uma casa.


Isso acontece porque muitos ainda não têm uma noção exata de como montar um ambiente usando o amadeirado, e se perguntam se realmente vale a pena ousar para tentar deixar a decoração mais agradável e aconchegante.


Continue a leitura e descubra se este estilo ainda está em alta, conheça alguns modelos amadeirados e aproveite as dicas que deixamos para você.


O estilo amadeirado está na moda?

O estilo amadeirado chama a atenção independente de como é aplicado. Do rústico ao contemporâneo, o amadeirado abre diversas possibilidades na decoração.


Isso porque não estamos falando apenas de mais um gosto específico, e sim de um estilo que quase sempre está dentro de uma casa ou decoração bem planejada.


O estilo amadeirado nunca saiu de moda e não vai sair tão cedo, afinal, estamos falando de um estilo altamente flexível, facilmente adaptável a diversos ambientes, deixando-os mais bonitos e elegantes.


Estilo amadeirado aplicado

Escolha um tom de madeira para todo o ambiente

Este é o primeiro passo para criar um ambiente no estilo amadeirado. Para não cometer erros, você deve começar o projeto com um bom planejamento e o primeiro item será a cor do seu amadeirado.


Seguem algumas das opções mais comuns:


  • Carvalho americano;

  • Cedro;

  • Cumarú;

  • Itaúba;

  • Pau ferro.


Escolhido o tom, é hora de aplicá-lo. Temos algumas dicas para você nesse sentido:


  • Escolha um Tom de Madeira Dominante

  • Utilize tons de madeira semelhantes

  • Jogue com Contraste

  • Crie Harmonia a partir dos detalhes


Os painéis de demolição da Mentha

Existem diversas formas de trabalhar o estilo amadeirado na decoração. Neste artigo você verá as suas mais recomendadas. Vamos começar falando sobre os painéis de demolição da Mentha.


Seguindo o estilo amadeirado, a Mentha dispõe de painéis revestidos em madeira de demolição, mais especificamente de peroba rosa, normalmente reaproveitada de construções antigas. São diversos os produtos que possuem esse tipo de revestimento, e cada painel apresenta características únicas.


Eles demonstram perfeitamente como o estilo amadeirado é formoso e valorizado, e você pode ainda escolher aquele que mais combina com os gostos do seu cliente.


Vamos falar mais sobre alguns desses painéis de demolição e explicar como cada um deles pode se adequar ao ambiente.


Painel Demolição Trips

O Painel Trips foi pensado para tirar as viagens das lembranças e sonhos e imortalizá-los na decoração do ambiente.


Puxado para o estilo mais moderno e contemporâneo, e com destaque para os desenhos que demonstram gostos e viagens, o painel combina muito bem em uma parede de sala, bar e em áreas de convívio, como uma área de churrasco e lazer.


As cores neutras como o preto e o branco, ou até cores amarronzadas ficam bem encaixadas em ambientes com esse estilo de painel, deixando-os aconchegantes e modernos. Mas é claro que tudo depende do seu gosto, afinal ele é o mais importante!


Painel Demolição Trace

Este modelo de painel, que segue o estilo amadeirado (o mesmo modelo pode ser feito em PET), faz o uso de linhas que se cruzam e é também uma ótima opção para a decoração de alguns ambientes.


Salas de estar, escritórios, áreas de lazer e outros espaços escolhidos pela criatividade da pessoa realizando a reforma.


Um estilo diferente com um efeito contrastante que pode tanto modernizar quanto transformar o ambiente em um espaço mais clássico, depende da composição geral do local.


Cores neutras e alguns tons de amarelo ou laranja ficam bem marcados com este painel.


Painel Demolição Rama

A Mentha criou esse painel pensando justamente em ambientes mais rústicos. O que não o impede de ser usado em outras ocasiões, tudo de acordo com o ponto de vista do cliente.


O seu nome faz referência à própria natureza, aos ramos das árvores. A ideia é exatamente esta, remeter a decoração às belezas da natureza, o que também está bastante em alta.


Caso queira um ambiente mais moderno e contemporâneo, temos certeza que o Painel Rama não deixará você na mão. Ele pode facilmente combinar com uma decoração menos rústica, a questão será como você trabalhará também o restante do ambiente, as cores, os objetos decorativos e os móveis.


Você pode encontrar outros modelos no estilo amadeirado em nosso site, clicando aqui.


Pisos no estilo amadeirado

Os pisos amadeirados também fazem parte do estilo, e eles transmitem muito conforto e aconchego ao ambiente, podendo deixar o espaço rústico ou mais jovial de acordo com a sua composição.


Ao falar sobre pisos de madeira, a questão que geralmente surge é se vale mesmo a pena pagar um preço um pouco salgado para obtê-los.


Mas saiba que existem muitos pisos que imitam a madeira, e esses podem ter um custo menor e trazer tanta beleza quanto o original, além de contar com uma variedade de tons de cores que deixam o ambiente ainda mais adequado ao seu gosto.


Que tal algumas sugestões?


Piso de porcelanato

O porcelanato sempre nos encanta e não é diferente no estilo amadeirado. Tendo baixa absorção de água, é ideal para ambientes molhados como banheiros e espaços de lazer que tenham piscina, por exemplo. Praticidade na hora da limpeza e muita resistência são outras vantagens que você vai encontrar ao escolher o porcelanato, além da variedade de tons e cores que se pode encontrar e dos diversos espaços em que ele se encaixa.


Mas deve-se lembrar que o porcelanato pode ser escorregadio em alguns modelos, e esses são recomendados para áreas enxutas. Para pisos de áreas molhadas, escolha um porcelanato antiderrapante.


Modelos mais escuros trazem elegância para o espaço e deixam tudo bem confortável. Com uma mobília em cores bege e amarronzadas, o ar fica bem harmonioso e aconchegante.


E os modelos mais claros não deixam de ser uma ótima opção. Com um toque mais moderno, clean e jovial, porcelanatos acinzentados ou esbranquiçados deixam o espaço mais iluminado e dão uma sensação de paz e tranquilidade. São ótimas combinações para os painéis.


Outros pisos também indicados

Você também pode optar por outros estilos de piso caso o porcelanato não seja bem o seu gosto.


Um exemplo é o piso cimentício, que imita muito bem a textura da madeira e traz um ar mais rústico ao ambiente. É ideal para áreas externas e pode ser uma ótima opção para quem prefere um espaço mais clássico. As desvantagens são a facilidade que ele tem de encardir e também o preço, que pode ser um pouco mais alto.


Existem ainda outras ótimas opções como o vinílico, que tem uma instalação rápida e prática, e o laminado que é bem resistente e tem fácil manutenção, entre outros tipos.


Móveis e acessórios no estilo amadeirado

Os móveis também são parte essencial da decoração. Se o seu foco é o estilo amadeirado, você pode optar por modelos de madeira crua, que ficam ótimos nas mais diversas composições e cores.


Móveis tingidos de branco ou preto também conseguem harmonizar bem com o estilo amadeirado.


A verdade é que se trata de um estilo muito flexível, como falamos anteriormente. Se você gosta de ambientes mais alegres, pode adicionar ao local alguns acessórios em cores quentes, dando um toque a mais à decoração.


Mais dicas para aplicar o estilo amadeirado

São vários os espaços possíveis para se montar com o amadeirado. Os modelos de painéis, por exemplo, podem abrir diversas possibilidades de decoração para quem deseja realizar uma reforma.


Você pode usar o porcelanato e alguns dos outros materiais citados para revestir paredes, ou até mesmo papéis de parede que imitam madeira.


Para ambientes rústicos, as melhores cores para realçar o estilo amadeirado e deixá-lo bem marcante na decoração, são as cores neutras e também o bege. Uma mesa de madeira em uma área de churrasco com uma decoração natural e um piso de porcelanato imitando madeira seria excelente.


Itens que deixam a decoração mais natural são importantes para montar um ambiente que nos aproxima da natureza, como acontece quando utilizamos o Painel Demolição Rama, que lembra as árvores e as plantas.


Já em ambientes mais modernizados, que fazem muito o uso do amadeirado, o ideal é que se tenha materiais naturais como a madeira na estrutura exposta e não necessariamente trazendo a natureza como foco, seguindo um estilo monocromático, ou seja, uma cor e variações dela.


Um banheiro com paredes revestidas de um material amadeirado, ou até uma sala que tenha piso porcelanato com um amadeirado cinza são ótimos exemplos de espaços modernos. Nesses espaços os painéis apresentados anteriormente se encaixam super bem e ainda trazem um toque único ao seu décor.


Se chegou até aqui e gostou das dicas no post, não se esqueça de ler outras publicações em nosso site.


Querendo fazer uma reforma? Procurando produtos de qualidade e personalizados? Então fique à vontade, fale conosco e solicite um orçamento!

38 visualizações