Blog

Ideias de como usar painéis vazados e painéis de madeira na decoração

Os painéis são ótimos aliados na organização e na decoração de ambientes, afinal, eles ajudam a delimitar espaços e ainda podem ganhar novas funções na hora de criar composições.

Em uma reforma, o painel vazado também pode contribuir, evitando que seja erguida uma parede, utilizando um modelo móvel de painel de instalação fácil e rápida.

Já os painéis de madeira são perfeitos, pois criam um destaque no ambiente, além de trazerem um estilo mais rústico na decoração e maior privacidade, separando os espaços.

Se você deseja aproveitar melhor cada cantinho e ainda garantir um toque moderno em sua decoração, os painéis podem ser uma boa pedida! Quer ver? Acompanhe.

Ideias para usar os painéis vazados

Além do mundo de design de interiores ser cheio de possibilidades, a melhor parte dos painéis vazados e painéis de madeira é que eles são extremamente democráticos e cabem em praticamente qualquer decoração. Ou seja, não vão faltar ideias interessantes para o uso das peças na sua casa.

​Divisória de ambiente entre sala de estar e sala de jantar

Uma das ideias mais clássicas é utilizar os painéis vazados para dividir as salas de estar e de jantar, que em muitos imóveis, principalmente apartamentos, costumam ser construídas de forma unida.

Aqui, o painel vazado serve como um divisor decorativo, sem isolar completamente os ambientes, pois é possível ver o outro lado. Também é livre a passagem de luz e ar. Como existem muitas opções disponíveis, a escolha dos desenhos que a divisória vai ter fica ao gosto de cada um, conforme o estilo de decoração.

Painel com espelho

Não é só onde não existe parede que o painel vazado pode ser utilizado. É possível também utilizar o painel com espelho como uma solução para esconder uma parede e deixar o ambiente de jantar mais confortável, transmitindo a sensação de que é um painel vazado para outro cômodo e ampliando o espaço. O truque é que por trás do painel está um espelho para refletir toda a sala de jantar.

Painel decorativo

No momento de definir o posicionamento do mobiliário é preciso pensar no acabamento e na boa circulação pelo ambiente.

A solução para isso pode ser um painel vazado ou um painel de madeira que serve como acabamento. Essa é outra função do painel, que não a divisão de ambientes propriamente dita, mas uma ótima maneira de deixar salas visualmente mais confortáveis e com um apelo estético único.

Painel vazado em lofts e studios

Em um loft ou um studio, que têm como característica principal a ausência de paredes divisórias no ambiente, a utilização do painel vazado ou de madeira é bem interessante.

Neste caso, o painel não tem a intenção de promover maior privacidade, mas sim delimitar alguns ambientes de forma decorativa para criar a sensação de se estar em outros cômodos. É perfeito para manter a boa ventilação e iluminação, especialmente quando o espaço total é pequeno e há poucas janelas.

Vantagens em se utilizar painéis vazados

Como dito anteriormente, os painéis vazados, além de trazerem uma estética muito interessante, podem desempenhar também a função de parede divisória. E essas divisórias permitem uma facilidade de montagem, além de contribuírem para um design moderno, personalizado e ajudarem na iluminação e na ventilação, já que possuem frestas.

Outra vantagem dos painéis vazados é a sua versatilidade, pois podem ser utilizados em diversos cômodos, desde salas até banheiros e cozinhas. Além de dividir ambientes de maneira funcional, eles ainda podem ser utilizados como peças decorativas em diversos ambientes diferentes.

O uso dos painéis de madeira também possui diversas vantagens, pois cria um visual interessante na decoração, principalmente se forem utilizados como um elemento de destaque.

Como escolher o modelo ideal?

A resposta é: depende! Como existem possibilidades infinitas na decoração com painéis, você pode brincar com formas geométricas e cores de um jeito nada óbvio, criando peças cheias de personalidade.

No entanto, o ideal é que ele combine com o estilo de decoração da sua casa ou escritório. Até porque, um ambiente bonito e harmonizado é tudo o que a gente quer!

Se você procura painéis vazados ou painéis de madeira de altíssima qualidade, a Mentha pode ser a solução! Com diversos modelos disponíveis para todos os gostos e estilos e que atendem as mais diversas necessidades.