Blog

Ideias e inspirações para decoração de casas de campo

As casas de campo são um local de refúgio e descanso, por isso, sua decoração deve ser pensada com carinho. Você deve levar em consideração que a casa de campo ainda é a sua casa e merece uma decoração própria. Ainda mais porque é para lá que você vai para passar momentos descontraídos e de paz.

Uma coisa boa é que, ao contrário de casas e apartamentos na cidade, que possuem espaços menores e limitados, as casas de campo geralmente são maiores, o que permite ousar bastante quando o assunto é design de interiores.

Mas precisamos lembrar que a decoração diz muito sobre as sensações experimentadas naquele lugar, e imprime a personalidade de quem vive ali. Para combinar com o estilo de vida mais simples e tranquilo do interior, nós preparamos uma série de ideias e inspirações para decoração de casas de campo.

Ideias e inspirações para decoração de casas de campo

Como o mundo da decoração é diverso, você terá várias opções para decorar o seu espaço com o seu estilo de preferência, mas quando se fala em casa de campo, alguns estilos acabam sendo mais utilizados.

Decoração rústica

A decoração rústica é de longe a queridinha na hora de decorar uma casa de campo, e isso, porque a combinação da madeira com outros elementos de decoração consegue deixar o ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo.

Quando se fala em estilo rústico, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é madeira, que pode ser aplicada na decoração de diferentes formas: móveis, painéis, divisórias de ambientes, e até mesmo na própria estrutura da casa.

Decoração contemporânea

Ao contrário do que muitos pensam, a decoração contemporânea pode ser sim aconchegante, além de criar um ambiente elegante e inspirador.

Caso você escolha o estilo contemporâneo, uma dica é criar um estilo mais minimalista e trabalhar com uma iluminação elaborada para conseguir um ambiente mais simples, que combina com a vida no interior.

Geralmente, o estilo contemporâneo utiliza iluminação natural, assim a própria paisagem do ambiente é utilizada como parte da decoração, o que se torna esplendoroso em uma casa de campo que ofereça uma bela vista do mar ou das montanhas.

Decoração industrial

O estilo industrial em casas de campo ainda é um pouco incomum, mas tem ganhado espaço ultimamente, pois também valoriza a essência dos objetos e materiais, além de fazer muito o uso de madeira, assim como na decoração rústica.

Uma vantagem do estilo industrial é a possibilidade de aproveitar materiais e texturas mais “crus”, como a própria estrutura da casa, móveis de ferro, painéis de madeira e as paredes de pedra. E este tipo de decoração costuma ter o valor mais baixo, já que muitos detalhes que deveriam estar escondidos, ficam à mostra, trazendo toda a elegância do estilo.

Dicas para a decoração de casas de campo

Aproveite a estrutura da sua casa, os materiais e texturas

Aqui vale tudo, como paredes de pedra, tijolos à vista e painéis de madeira, eles ficam incríveis na decoração, você irá se surpreender.

Capriche na cozinha

A cozinha geralmente é o centro da casa de campo e, por isso, merece uma decoração especial. Para deixar o ambiente com cara de cozinha de fazenda, você pode substituir alguns armários por prateleiras e cristaleiras, dessa forma, algumas louças e objetos ficam à vista, dando um charme a mais a cozinha.

Crie pontos de iluminação no seu ambiente

Muitas pessoas não dão muita atenção à iluminação. Porém, ela é capaz de fazer toda a diferença na hora de criar um ambiente aconchegante, por isso, planejar pontos de iluminação estratégicos pode dar um charme ao ambiente.

Os biombos e painéis vazados são ótimos nesse sentido, pois permitem a passagem da iluminação natural. Posicionando-os estrategicamente na decoração, você pode desfrutar, com classe, da luz do sol para embelezar o ambiente interno da casa.

Cores

Não existe uma regra de cor para casas de campo, se você quiser criar um efeito aconchegante, a aposta é tons terrosos que combinam bem com o local. E não necessariamente você precisa utilizar tons terrosos nas paredes, pois eles estão presentes em elementos como madeira, couro e em outros itens.

Se você não gosta muito de tons terrosos, outras cores que podem ser ótimas opções para casas de campo são tons de bege, o branco e o verde-militar, pois evidenciam ainda mais a naturalidade dos ambientes.

Natureza

Explorar a paisagem é uma das chaves para transformar os ambientes de uma casa de campo. Janelas, portas amplas e paredes de vidro são capazes de trazer para dentro de casa a natureza que está lá fora.

Além de permitirem que a natureza se insira na decoração, também permitem que os ambientes sejam iluminados com luz natural, o que faz com que você economize bastante com eletricidade e, também, deixe o ambiente leve e agradável.

Existem ainda formas mais criativas de trazer a natureza para o ambiente, o painel Mint e o painel Rama são ótimos exemplos, fazendo referência a folhas e a ramos de árvores respectivamente.

Como conseguir a decoração perfeita para a minha casa de campo?

Como mencionado anteriormente, há várias formas de decorar uma casa de campo e não há regras ou fórmulas erradas.

Se você quer um estilo mais rústico, aposte em elementos decorativos com madeira, como os painéis de demolição Mentha. A estrutura amadeirada pode ser utilizada como divisórias de ambientes e, também, como um revestimento que pode vestir e dar elegância às paredes e contribuir com o toque de acolhimento nos espaços.

Se você apostar em um estilo mais contemporâneo, os biombos e brises podem também ser uma ótima opção, já que apresentam um design moderno sem tirar o conforto do foco.

Caso prefira a decoração industrial, além de usar a estrutura da casa como parte do design, pode inovar com a inserção das peças Mentha, tendo à sua disposição incríveis modelos de biombos e painéis mais geométricos e cleans.

Gostou? Solicite já um orçamento e Menthalize!