Blog

Ideias para divisória de ambiente: Inspirações para decorar e otimizar o espaço

Escolher uma divisória de ambiente pode ser muito desafiador, afinal, é necessário combinar funcionalidade e estética em uma única peça. Apesar da integração ser desejável em muitos casos, por motivos de organização e funcionalidade, há ambientes que pedem uma distinção entre si, por isso, uma divisória pode ser uma boa pedida.

O interessante é que hoje em dia já não temos necessariamente que levantar uma parede para separar espaços. Ainda bem, afinal, a construção de paredes pode ser um processo complexo e caro, que envolve mudanças de alvenaria e até de estrutura do imóvel.

Quais são as opções, você deve estar se perguntando. Painéis decorativos, biombos ou brises podem ser aplicados em salas, escritórios, quartos, varandas e até mesmo eventos.

Quer se encher de ideias para divisórias de ambiente e encantar na produção? Então, leia esse post até o final e se inspire.

Ideias de divisória de ambiente

Antes de escolher uma divisória é preciso entender que cada ambiente tem sua especificidade e necessidade. Por exemplo, se você quiser apenas separar um ambiente do outro sem perder a integração, um biombo vazado ou brises conseguem criar esse efeito.

Entender a necessidade do ambiente é um passo essencial para guiar na hora de escolher a melhor divisória e também o melhor material.

Interação entre ambientes

A ideia aqui é simples: dividir um ambiente para delimitar áreas, mas ainda as manter em interação. Neste caso, você pode optar por uma divisória vazada e ou mais baixa que o pé direito, o que permite que o ambiente seja dividido, mas não totalmente, além de permitir a passagem de luz e ar.

Veja algumas opções.

Brises

Os brises são excelentes opções de divisórias. São projetos arquitetônicos, compostos por lâminas, o que permite a conexão de um ou mais ambientes, ainda permitem a passagem de ar e luz no local.

Os brises são fixados através de pinos que dão possibilidade das peças girarem em seu próprio eixo, assim, você controla se deseja fechar ou não.

Para se ter uma ideia, os brises anteriormente eram utilizados apenas em decorações externas, sendo muito vantajosos para o controle de temperatura de edificações e diminuindo gastos com iluminação.

Eles cumpriam tão bem o seu papel que acabaram se popularizando e variando em suas aplicações. Usá-los em decorações de interiores tem sido tendência e inovação.

Há vários modelos disponíveis com várias cores e padrões para agradar diversos gostos, então vale a pena investir nessa ideia.

Biombos

Os biombos também são excelentes opções de divisórias por conta de sua variedade de formas, texturas e estilos, o que faz com que eles combinem com todos os estilos que você possa imaginar.

Com designs contemporâneos, muitos biombos agora são feitos em MDF e revestidos em resina PET, compostos por 80% de material reciclado, que combinam beleza, estilo e eco-friendly. Os materiais utilizados também garantem durabilidade e fácil limpeza, pois o revestimento em PET, que é muito usado hoje em dia, funciona como uma barreira contra umidade e gordura.

Divisória de ambiente cega

Ao contrário do objetivo citado acima, que permite interação entre dois espaços, esse tipo de divisória isola totalmente um ambiente do outro. Costuma ser ideal para escritórios, quartos, cômodos, setores e outros cômodos que não necessitem de contato um com o outro ou que você queira manter privacidade total.

Esse tipo de divisória garante elegância, sofisticação e tornam o espaço mais intimista. Veja algumas ideias para divisórias cegas.

Painéis

Os painéis são excelentes opções para quem quer isolar uma área, sem permitir olhares para a parte de trás da divisória. E assim como os biombos, também possuem uma infinidade de materiais e cores, o que os torna muito versáteis dentro de qualquer estilo de decoração.

Há dois materiais principais quando se trata de painéis: o PET e o de madeira de demolição, cada um cria um estilo distinto e bem interessante para os ambientes. Confira!

Painéis PET

Os painéis PET são feitos em MDF e revestidos com nossa resina PET, composta por até 80% de material reciclado, e possuem uma grande variedade de modelos e cores.

A instalação fácil é outro ponto forte dos painéis PET, que são fixados através de um sistema de velcro, podem ser facilmente cortados no local caso haja a necessidade de passagem de fiação, colocação de espelhos ou tomadas.

Painéis de madeira de demolição

Outra opção interessante são os painéis de madeira de demolição que possuem um design contemporâneo e acabamento externo com aspecto rústico.

Uma das grandes vantagens dos painéis de madeira de demolição é que eles são de madeira reaproveitada de casas antigas e instalações rurais, ou seja, assim como o painel PET, também é um produto sustentável e bastante resistente.

Quantas opções para criar a divisória de ambientes, não é mesmo? Para te ajudar, a Mentha tem produtos incríveis, de qualidade e que atendem a cada um dos pontos que mencionamos acima. Confira agora mesmo e faça seu orçamento!