• Mentha

O efeito das cores na iluminação

Entenda os impactos das cores na iluminação e como cada coloração afeta o ambiente.



Já parou para pensar que as cores na iluminação são padrões muito importantes para o ambiente? Isso porque elas interferem bastante na imagem que um determinado local pode passar.

Que tal entendermos melhor este assunto? Certamente é algo interessante. Principalmente, se você está pensando em dar aquela decorada no seu espaço.

Aqui você vai saber tudo sobre o impacto das cores na iluminação. Veja como há um universo de alternativas legais para deixar um local com a sua cara. Vamos lá, confira.


A importância da iluminação

Muitas pessoas não enxergam o quão importante é esse quesito na composição de um ambiente. A iluminação deve estar em sintonia com a ornamentação.

Só assim é possível harmonizar o espaço em questão. Geralmente, as cores de um determinado local são favorecidas através da distribuição do que chamamos de tópicos de luz.

São vários deles dispostos no local. No entanto, uma curiosidade, as cores sempre vão beneficiar a iluminação semelhante a sua própria tonalidade.

Um bom exemplo são as tonalidades quentes. Elas são melhor destacadas com a luminescência de filamento de carbono ou de LED. Elas também são agradáveis, ao contrário do azul ou verde que se dão mais com as tonalidades frias.

Portanto, no decorrer desta leitura, você vai perceber o quão complexo e fascinante é esse universo das cores.


Tonalidades na iluminação: cor amarela, a luminescência quente

A luminescência amarela possui uma função peculiar. Ela ajuda a deixar o local mais relaxado. Além disso, gera um clima muito mais intimista que outras luzes. Sem falar que ela é capaz de ativar a inteligência e a imaginação das pessoas dentro de um determinado espaço.

Assim, os ambientes que possuem a tonalidade amarela são extremamente agradáveis. Isso os faz ideais para eventos como confraternizações. Afinal, ela torna o local excelente para se ter longas conversas.

Ainda, ela tem uma degradação mais quente. Desse modo, essa luz deixa os ambientes mais naturais e mais confortáveis. Isso porque elas ofuscam os olhos e não atenuam, visualmente falando.

Assim, elas se tornam essenciais dentro de ambientes voltados para o descanso e o entretenimento. A tonalidade amarela é ideal para ser utilizada na sala de estar, na dependência de jantar e, até mesmo, no quarto. Percebe como as tonalidades na luminosidade são importantes?


Luz branca, a luminescência fria

A tonalidade neutra da luz branca é muito útil quando se quer dar uma sensação de abrangência. Fora isso, ela confere uma certa atenção e beleza aos espaços onde se faz presente.

É uma atmosfera de cor que ajuda a despertar e a assegurar o foco nas atividades cotidianas. Alguns indivíduos têm a crença de que quanto mais branca a luz, mais vigorosa é a lâmpada.

Como consequência, muitos acreditam que a iluminação é melhor. No entanto, isso não é nem um pouco verdade. Isso porque a quantidade de luz exposta no ambiente é igual à da luz amarela.

Portanto, o que acontece é que a luz branca, se destaca pela luminosidade e facilita o foco. Isso claro, dentro da percepção visual humana. Ela é muito usada em escritórios e áreas de trabalho da casa.

Cozinha e lavanderia são os principais exemplos. Como dito mais acima, essa é uma temperatura de cor que auxilia na execução de atividades.


Cores na iluminação: RGB, luz em cores

Elas proporcionam uma grande diversidade e precisão quando o assunto é ajuste de luzes coloridas. Dessa forma, elas criam efeitos impressionantes.

A grande sacada está na junção de sistemas. Tem-se o RGBW sendo aplicado em lâmpadas e fitas LED. Esse esquema gera uma iluminação em cores de tirar o fôlego.

Além disso, as possibilidades de uso do LED RGB são quase infinitas. No entanto, grande parte delas se encontra nos moldes de iluminação decorativa. Vamos pegar um exemplo prático, um quarto de bebê.

Nele, as fitas de LED dão um ar todo especial ao local. Isso acontece exatamente por haver esse número tão grande de possibilidades. Sendo assim, elas podem ser colocadas em determinados pontos que geralmente não são tão iluminados.

Também, você pode dar vida à jardins, piscinas, sala de estar, destacar biombos e divisórias de ambientes e por aí vai. O mais legal é abusar da criatividade. Afinal, o espaço é todo seu. Agora, vamos falar um pouco mais sobre o LED RGB. Ele consiste em um conjunto de três LEDs encapsulados.

Cada um conta com uma cor diferente. No caso, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). Portanto, o RGB se refere às cores primárias da luz. Assim, combinando as três tem-se um mundo de opções. Ainda, você pode mudar as intensidades individualmente.

Então, é possível obter qualquer efeito de tonalidade na luminosidade. Eletronicamente falando, cada cor pode variar sua intensidade numa escala de 0 a 255.

Agora, quando combinadas as três cores na iluminação, é possível a formação de mais de 16 milhões de opções. Por isso que a criatividade é a sua melhor arma.

Imagina quanta coisa dá para fazer com todas essas cores? Por último, acompanhe as principais combinações de cores na iluminação:


Laranja

Essa é uma cor mais dinâmica e muito viva. Alguns psicólogos acreditam que, tons alaranjados geram um efeito cromático. Esse último é responsável por estimular a área do cérebro que cuida da comunicação.

Sendo assim, ela é indicada para espaços de convivência. As salas de jantar e de visitas são ótimos exemplos.


Vermelho

Capaz de estimular as áreas de relacionamento afetivo e sucesso. No entanto, muitos profissionais recomendam que você a use com moderação. Isso porque, em excesso, pode acabar gerando irritabilidade e nervosismo.

Em residências, o mais indicado é o uso em ambientes mais íntimos, ou apenas voltados a itens de destaque.


Violeta

Uma das cores com aplicações mais interessantes. O violeta é muito usado em dormitórios e projetos voltados para o público feminino.

No entanto, a iluminação em tons de púrpura está presente na decoração de aeronaves. O motivo disso, é que essa é uma cor que possui propriedades relaxantes.


Azul

Está ligado a emoções de plenitude e liberdade. O azul claro, por exemplo, é ideal para ambientes mais calmos.

Inclusive, alguns decoradores chegam a afirmar que a pintura ou aplicação de iluminação indireta em tons suaves ajuda a acalmar crianças.

No entanto, os tons mais escuros de azul, sugerem maior produtividade e poder.


Verde

Ela automaticamente lembra à natureza. Representa, em geral, a cura e a esperança. Muito aplicada na iluminação de jardins e piscinas. Isso porque ela é capaz de realçar os seus tons naturais.


A cor interfere na eficiência energética?

A temperatura de uma cor não influencia no gasto de uma lâmpada, é importante ter isso em mente. Ou seja, independentemente da cor, a lâmpada não irá gastar mais ou menos energia.

O que induz o gasto é a potência do produto. Dessa forma, quanto maior ela for, mais será o seu consumo de energia.

Existe um senso comum de que uma luz mais branca tem potência maior e que ilumina mais o ambiente do que a amarela.

Porém, ambas oferecem a mesma proporção de intensidade no ambiente em que são instaladas. Portanto, a diferença da luz branca é o maior contraste, por isso a ideia de mais clareza.


Lâmpadas LED são uma boa opção?

Sem sombra de dúvidas. Além de cuidarem do conforto visual, a economia que as lâmpadas de LEDs oferecem é simplesmente incrível. Desse modo, elas são uma ótima opção para quem busca uma conta de luz mais baixa.

Agora, existe um motivo para essa diminuição nos gastos. Ao contrário das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, as LED são muito mais eficientes. Elas produzem a mesma quantidade de luz consumindo bem menos energia.

Também, a geração de calor durante esse processo é quase nula. Isso ainda ajuda na economia de energia. Outra vantagem das lâmpadas de LED é a sua vida útil.

Dessa forma, ela reduz os custos com trocas de lâmpadas.


Por fim, sabendo tudo sobre cores na iluminação. Agora é com você. Use a sua criatividade e faça seu espaço ficar ainda mais incrível e quem sabe, criar aquele destaque para suas divisórias de ambiente.

89 visualizações

11 9 5732-9481

whatsapp-logo-1.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest