Blog

Painel Ripado: saiba mais sobre esse clássico do universo dos painéis!

Os painéis ripados vêm ganhando cada vez mais força no mundo do design e decoração de interiores e não é à toa! Confira este artigo e descubra o porquê!

Os painéis decorativos são peças excelentes para trazer um elemento a mais na decoração sem sobrecarregar o ambiente, uma vez que são peças extremamente versáteis e que possuem uma infinidade de aplicações.

Dentro do universo de painéis e seus modelos, o modelo ripado se destaca, uma vez que é um elemento que traz charme na decoração, desde salas de TV até escritórios. Como o nome mesmo diz, esse item decorativo é feito com ripas de madeira, trazendo simplicidade e sofisticação ao ambiente, além de textura e um efeito visual muito interessante.

Nesta matéria você irá conferir inspirações e dicas para inserir o painel ripado dentro da decoração! Acompanhe.

O que é um painel ripado exatamente?

O painel ripado é criado através de uma técnica de marcenaria que faz a aplicação de ripas de madeira de forma espaçada e regular, e acaba criando um efeito uniforme.

São opções muito versáteis para diversos ambientes, uma vez que combinam com estilos diferentes de decoração. Ademais, o espaçamento entre as ripas e até o tom da madeira permitem mudar o estilo do design, ou seja, é possível criar um certo nível de variações.

Como aplicar o painel ripado no décor?

Painél de TV

Uma das formas mais comuns de uso do painel ripado é utilizando-o atrás de uma TV. Essa ideia pode criar uma sala de estar muito elegante e sofisticada, além de que o painel é excelente para esconder os fios de televisores e aparelhos, o que impede que o ambiente fique visualmente sobrecarregado.

Aplicado em uma parede inteira

Outra ideia de aplicação bastante usada de um painel ripado. Aqui a ideia é trazer textura para o ambiente de maneira prática aplicando-o em uma parede inteira. Dependendo da tonalidade utilizada, pode trazer uma grande sensação de conforto para o ambiente e, se utilizado em tons de madeira, pode também trazer um toque rústico para a decoração.

Para delimitar ambientes

A ideia aqui é utilizar os painéis tanto nas paredes como no teto também, de forma que você delimita o espaço sem a necessidade de dividi-lo fisicamente. Por exemplo, em salas de estar e jantar conjugadas, você pode delimitar um dos dois ambientes sem nenhuma estrutura no meio deles.

Lembre-se que o painel ripado é uma peça bem eclética que pode funcionar em diversos ambientes e pode ser combinada também com vários estilos de decoração, então não tenha medo e use a criatividade para usá-lo! Ele pode trazer um resultado surpreendente para o seu décor.

Quais são as vantagens dos painéis ripados?

São fáceis de aplicar

A facilidade de aplicação dos painéis ripados é algo que chama muita atenção. Ao contrário de muitas peças no mercado, os painéis não necessitam de furos ou pregos para instalá-los nas paredes (afinal de contas, se forem instalados com pregos, eles apareceriam e tirariam parte da sua beleza).

Todos os painéis são aplicados e fixados através de cola, o que evita sujeiras e bagunças na hora de montá-los e aumenta a praticidade.

Protegem a parede

Os painéis possuem uma grande vantagem de proteger a parede na qual eles foram inseridos de forma altamente eficaz, o que diminui a necessidade de reparos e pinturas regulares. Além de também facilitarem a limpeza, uma vez que para limpar as ripas do painel basta um pano úmido, diferentemente da limpeza de uma parede de alvenaria.

São produtos sustentáveis

O painel ripado da Mentha é feito de MDF e revestido de resina PET, o que faz com que o produto não apenas seja extremamente resistente e durável, mas também que seja um produto eco-friendly, uma vez que a resina é composta de plástico reciclado.

Decore com a Mentha!

Os painéis são verdadeiros clássicos e dão uma grande possibilidade para brincar e ousar com cores e texturas dependendo do seu estilo, que vai do mais clássico até o mais moderno.

A linha Mentha de painéis de PET tem grande variedade de modelos e cores, além de serem feitos em MDF e revestidos com resina PET, composta por até 80% de material reciclado.

Viu quantas variedades possíveis de painéis para a decoração? É hora de colocar em prática e surpreender nas composições. Então, conheça agora mesmo a Mentha e se surpreenda!