• Mentha

Tipos de divisória para escritório



Trabalhar as divisórias de um escritório pode ser desafiador, pois criar ambientes integrados e, ao mesmo tempo, proporcionar privacidade e conforto para funcionários e clientes pode ser uma tarefa complicada.


Como o mundo da decoração de ambientes permite um infinito de possibilidades, na hora de executar o projeto, pode ser difícil definir alguns aspectos, já que organização e conforto são pré-requisitos básicos para qualquer ambiente corporativo, pois estão diretamente relacionados à produtividade dos funcionários e à satisfação dos clientes.


Iremos te ajudar a escolher o melhor tipo de divisória para escritório para o seu projeto. Divisórias de brises, biombos ou painéis? Qual será a vantagem de cada uma e como escolher a ideal? Para te ajudar na hora da escolha, preparamos um material completo com tipos de divisórias para escritório e suas vantagens. Confira!



Tipos de divisória para escritório

O desafio é identificar qual, entre os diversos tipos de divisória para escritório se adequa melhor ao caso.


No ambiente corporativo essas peças têm utilidade estratégica, sendo mais do que um item decorativo, desempenhando ainda um importante papel na organização do local.


Com cada estação de trabalho mais definida, os trabalhadores conseguem se manter focados nas tarefas e não precisam se preocupar com o excesso de informação da mesa ao lado ou distrações que acabem afetando o desempenho.


Entre as razões para optar por espaços com divisórias estão:


  • Ampliar o espaço dedicado ao trabalho;

  • Melhorar a comunicação;

  • Estimular a colaboração dentro dos ambientes corporativos;

  • Gerar maior privacidade.


Há três formas de dividir o escritório sem deixar o estilo e a elegância de lado:


Brises

Também conhecidos como “quebra-sol”, os brises têm a função de barrar a luz solar que incide diretamente no ambiente e podem ser a opção ideal para quem possui ambientes integrados.


A ideia neste caso é separar os ambientes sem restringir por completo a interação, ou seja, apesar do controle, os ambientes não ficam fechados, o que contribui também para a circulação do ar e passagem da luz solar e bem-estar do funcionário.


Com os brises, é possível controlar o quanto você quer dividir ou fechar um ambiente, dependendo do nível de privacidade exigido, pois eles são fixados através de pinos, dando à peça a possibilidade de girar 360º em seu eixo.



Biombos

O biombo se caracteriza por uma estrutura de painéis (ou apenas um painel) que pode ser de diversos materiais e possui aplicações variadas. Dentre outras utilidades, eles são um dos tipos de divisória para escritório.


São peças bastante versáteis, distintas em formas, texturas e estilos, o que traz uma possibilidade de decoração interessante e única para o ambiente.


Com um design contemporâneo, os biombos se modernizaram e muitos são produzidos em MDF e revestidos em resina PET, compostos por 80% de material reciclado, que combinam beleza, estilo e sustentabilidade.


Geralmente também são escolhidos para ambientes onde, apesar da divisão, deseja-se manter uma certa interação. Prático e funcional, dependendo do modelo, você pode ajustar a posição e o lugar a ser colocado de acordo com a necessidade, fora que o ambiente fica supercharmoso e com um "Q" a mais de design.



Painéis

Ao contrário dos biombos e brises que não garantem uma divisão completa do ambiente, os painéis isolam totalmente um ambiente do outro, por isso são ideais para áreas em que você queira manter total privacidade, tanto visual quanto acústica.


Esse tipo de divisória garante elegância, sofisticação e um mundo de possibilidades, tanto em cores como em modelos. Assim, você pode escolher o modelo que melhor combina com o restante da decoração do local e acertar ao trazer um diferencial para espaços que geralmente caem no tradicional.



Como escolher o melhor tipo de divisória?

Uma das tendências para arquitetura corporativa são os escritórios open space, onde as paredes são eliminadas, fazendo com que o ambiente fique totalmente integrado com uma sensação de amplitude. Porém, mesmo em escritórios pensados para gerar integração, são necessários espaços que ofereçam maior privacidade.


Antes de escolher a divisória, é necessário considerar algumas características do espaço e o objetivo das divisórias. Ao definir esses dois aspectos, fica mais fácil escolher as características, como material, espessura da divisória e mais.


Brises e biombos garantem que o ambiente seja mais bem delimitado e dividido sem quebrar o espaço. Contudo, não garantem total privacidade e, também, não isolam completamente o som.


Já os painéis, são excelentes quando se quer privacidade total dos ambientes, são ótimas opções para salas de reuniões ou área financeira, por exemplo. Pois, como vimos, garantem uma maior privacidade acústica.


Há também a possibilidade de criar um ambiente corporativo com vários tipos de divisórias dependendo da necessidade de cada ambiente, combinando estilos diferentes e trazendo o ar agradável do design. Seja criativo!


Vantagens em usar divisórias para escritório

Divisão de ambientes

Como dito anteriormente, a maior vantagem do uso de divisórias é separar ambientes sem deixar que eles fiquem desintegrados. Ao contrário das paredes, que literalmente dividem espaços, os biombos e os brises possibilitam maior contato entre as equipes, mantendo a organização entre elas sem deixar o ambiente completamente aberto.


Privacidade

Reuniões com clientes e fornecedores podem fazer parte da rotina de qualquer empresa. Implementar as divisórias permite que esses ambientes estejam protegidos e que haja maior liberdade para que funcionários trabalhem com privacidade.


Sofisticação

As divisórias muitas vezes são sinônimo de elegância. É só imaginar um ambiente com e sem elas, que naturalmente terá a impressão de se tratar de um lugar melhor projetado e mais moderno. Elas proporcionam estética ao espaço, e até passam maior credibilidade à empresa em questão.


Personalização

Há organizações que procuram diferenciais em tudo, inclusive no ambiente corporativo. Aquelas que buscam marcar sua identidade visual também procuram peças e elementos decorativos que remetem à marca, sobretudo para agências e startups.


Como você pode perceber, há várias vantagens em se utilizar divisórias para escritório, inclusive quando o objetivo é personalização. Hoje em dia, quem se limita a produzir divisórias clichês e comuns acaba ficando para trás. Os clientes querem cada vez mais personalização, resistência e elegância, por isso os modelos da Mentha são boas escolhas.

Falando nisso, apresentaremos abaixo algumas opções incríveis dos diversos tipos de divisórias para escritório. Escolha o seu modelo predileto e mãos à obra!


Modelos para se inspirar

Painéis de demolição


Modelo rama

Entre os tipos de divisórias para escritório estão os modelos Rama. Para marcas que possuem conexão com a natureza, essa escolha é a certa. Isso porque esse modelo foi criado para trazer leveza e naturalidade. Com material resistente, é inspirado em ramas das árvores, o que dá vida à peça.

Pode ser combinado a cores neutras como branco, bege, cinza ou marrom, caso você busque algo mais monocromático ou mais leve. Contudo, eles se adaptam bem também a tons mais vivos, o que irá depender da composição geral do ambiente. É recomendado o uso em espessura fina, com a colocação das tábuas, podendo ser feita na horizontal ou vertical.


Modelo trace

O modelo Trace atrai por mesclar padrões retilíneos com linhas em desordem. Esse modelo de painel é excelente para divisória em escritórios que possuem composições ricas de objetos decorativos, já que ressalta os detalhes da cena criada.

É possível combinar com cadeiras, poltronas, aparadores, objetos decorativos, vasos de flores e muito mais. Não tenha medo de ousar na decoração!


Modelo Mint

Entre os modelos de painéis de demolição que podem ser usados como divisória de escritório está o modelo Mint.

Esse modelo usa geometria e o uso repetitivo de padrão para criar um desenho natural e ao mesmo tempo, moderno. É uma opção mais séria, excelente para ambientes corporativos.


Painéis PET


Modelo Ripple

O painel PET modelo Ripple, foi pensado para quem deseja manter a personalidade do local. Ao contrário dos outros painéis que têm formatos que chamam atenção, esse possui ripas uniformes, dando leveza à decoração.

Esta opção é indicada para clientes que buscam divisórias com discrição e elegância para seu escritório.


Modelo Sphera

Por falar em elegância, aqui está uma das melhores peças para garantir esse objetivo. O modelo Sphera oferece uma ideia de sobreposição de formas, garantindo modernidade.

Esse modelo traz um singelo diferencial na decoração, com um toque delicado e leve ao ambiente.


Modelo Way

Para elaborar boas divisórias para escritórios, também é possível usar o modelo Way de painéis PET. A diferença dessa peça para as outras é o sentido conceitual que ela carrega. O formato representa os caminhos traçados ao longo da vida, por isso é feito de linhas que se cruzam no painel.

Além do conceito, o design é bastante elegante e moderno.


Modelo Fold

O modelo Fold para divisórias através de painéis foi criado para dar movimentação ao local. Sua composição é de linhas verticais que sobressaltam, assemelhando-se a uma dobradura de tecido, por isso a sensação descrita.

É usado em ambientes despojados, porém elegantes. Uma boa escolha para agências e startups.


Modelo Ray

Outra opção de painel PET para ser usado em divisória de escritório é o Ray.

Esse é um dos modelos mais claros entre os citados acima. Foi pensado para garantir formas simples e limpas. Escritórios de advocacia, consultórios médicos são os que mais aderem ao modelo.


Biombos


Modelo Windmill

O modelo Windmill tem um ar rústico. Ele possui formatos indefinidos vazados, garantindo iluminação e ventilação ao ambiente. São peças bem delicadas, mas despojadas.

Esta é uma opção versátil, além de uma boa alternativa para quem quer manter um espaço organizado e integrado, as peças podem ser usadas como painéis, trazendo o efeito da cor da parede à tona.


Modelo Square

O modelo Square é totalmente moderno e atende clientes que gostam de usar a geometria na decoração, pois é composto por figuras geométricas quadradas, deixando o ambiente atrativo e moderno.

Tem um caráter um pouco mais sério que o Modelo Windmill, o que muitas vezes faz dele a escolha certa para ambientes que exigem uma certa formalidade. Um exemplo de aplicação é como divisória de ambientes para separar hall de entrada e corredor.


Modelo Stone

O modelo Stone mescla o moderno e o natural em uma divisória de escritório. Os formatos vazados no painel são inspirados em pedras encontradas na natureza, garantindo formas únicas e diferentes.

Essa premissa está super em alta, já que os designs estão cada vez mais se aproximando da natureza. Decorações desse tipo tornam os ambientes mais tranquilos e felizes. Você pode conferir uma matéria completa sobre Design Biofílico clicando aqui.


A Mentha é especialista na produção de brises, painéis, biombos e diversos outros materiais de decoração que podem ser aliados do seu projeto e ajudar a trazer maior identidade ao seu escritório. Saiba mais!

90 visualizações